Trabalhos Científicos




INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - LEIA ATENTAMENTE

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail. O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo "Clique Aqui" para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções. Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

 



CRONOGRAMA

  • Data limite para submissão: 20/06/2022 
  • Prazo para o resultado dos aprovados: 10/07/2022

 



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores, sendo que quem submeter o trabalho deve estar inscrito no congresso no ato da submissão e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 15/07/2022.

 Os resumos deverão ser enviados de acordo com o tema central: "Atenção primária desafiada e a reinvenção do cuidado" e segundo os principais eixos:

 

  • Eixo Cuidado Individual, Familiar e Comunitário 
  • Eixo Gestão
  • Eixo Formação
  • Eixo Pesquisa
  • Eixo Inovações no Cuidado / Tecnologias em Saúde


TEMAS

TEMAS:

» 1. Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário

- Abordagem Comunitária
- Abordagem Familiar
- Abordagem Integral
- Atenção Domiciliar
- Atividades de Grupo
- Comunicação em saúde e relação médico-paciente
- Cuidados Paliativos
- Educação em saúde / Educação popular
- Esgotamento profissional
- Gestão da Clínica, Acesso e apoio especializado
- Outros
- Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, visita e assistência domiciliar em MFC e APS)
- Práticas integrativas e complementares
- Prevenção Quaternária
- Saúde Escolar
- Saúde Planetária
- Trabalho em equipe / com a equipe de saúde e esgotamento profissional

» 2. Eixo Gestão
- Acesso
- Apoio Matricial
- Áreas de atuação do MFC (Servicos de APS com especial interesse/populações vulneráveis, ensino, telemedicina / atendimento remoto, regulação, gestão, serviços de atenção domiciliar)
- Controle Social
- Formas de contratação, flexibilização de horários e e atenção à saúde baseada em valor
- Gestão do processo de trabalho
- MFC na saúde suplementar
- Outros
- Políticas informadas por evidências
- Trabalho em equipe
- Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários

» 3. Eixo Formação
- Desenvolvimento profissional continuado
- Educação Permanente em MFC e APS
- MFC e APS na universidade (graduação e pós-graduação)
- Modelos docente-assistenciais em MFC e APS
- Outros
- Residência / Especialização

» 4. Eixo Pesquisa
- Avaliação de resultados em APS
- Carga Global de Doenças
- Como pesquisar em APS
- Como se atualizar em APS
- Estudos epidemiológicos na Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Atenção Primária à Saúde (APS)
- Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento em APS
- Outros

» 5. Eixo Inovações no Cuidado / Tecnologias em Saúde
- Atualização em recursos diagnósticos
- Educação à distância em MFC e APS
- Inovações em comunicação na saúde (mídias, redes sociais, podcast, rádio), interprofissional e com a população
- Novas metodologias educacionais
- Outros
- Telemedicina

 

 O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.

 Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação: 

 

  • Título: Em letras maiúsculas e máximo de 15 palavras. 
  • Autores::relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: André Luiz da Silva, João Henrique Kolling. Deverá ser apontado o apresentador;
  • E-mail: deve ser inserido o e-mail de todos os autores.
  • Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis.  Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Corpo do resumo: máximo de 300 palavras. 

 

 O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter: 

  • Introdução
  • Objetivo
  • Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
  • Resultados
  • Conclusões ou hipóteses
  • Referências: no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver. 

 

Serão aceitos no máximo 3 resumos por inscrito.

 O apresentador do trabalho deverá ser um dos autores.

A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.

Observação: A forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster) será sugerida pelo congressista, mas será definida pela comissão científica no momento da avaliação do resumo. Essa informação será informada na divulgação dos resultados

 Para acessar o certificado do trabalho aprovado o autor que submeter o resumo precisa ter efetuado o pagamento da inscrição e estar presente no evento.

 Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores. O certificado será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, e este deverá repassar aos demais autores.

Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação dele nos Anais do VII CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.

 

 Os trabalhos científicos aceitos para envio poderão ser de 4 tipos: 

  • Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
  • Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
  • Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
  • Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde


AVALIAÇÃO E ACEITE

  • A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.

    Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.

  • A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos. 

 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@sulbrasileiromfc2020.com.br ou acesse o menu "Fale Conosco".


Local do Evento

AMRIGS


A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma das maiores entidades do nosso Estado, atuando em parceria com as Sociedades de Especialidades e mais de 30 seccionais para multiplicar o conhecimento técnico-científico.

Há 70 anos a AMRIGS se dedica ao fortalecimento das melhores práticas da medicina e a promoção da informação de qualidade, a partir de certificações, eventos, publicações, curadoria e premiações.

Em sua sede está localizado o Centro de Eventos AMRIGS, local com infraestrutura completa e versátil para realização de congressos, debates e simpósios. Em localização privilegiada, as instalações contam com segurança 24 horas, estacionamento para 450 veículos, internet Wi-FI em todos os espaços, equipamentos audiovisuais e equipe técnica em tempo integral durante os eventos.



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